Panorama do Pânico e da Jovem Pan 2
São Paulo
– Sucesso absoluto, o Pânico vem empurrado de forma considerável a audiência da Jovem Pan 2. O programa de humor ganhou mais força após a estréia na RedeTV. A audiência subiu muito e ajudou a Pan em praticamente todas as praças que a rede está presente. A grade atual da Jovem Pan com muitos programas de grande audiência e sua programação musical de sucessos pop também fez com que a emissora saísse da boa estabilidade e voltasse a crescer de forma impressionante em todas as emissoras da rádio.
O Pânico chega praticamente a empatar com as líderes de audiência em muitas cidades (em sua maioria rádios populares). Segundo o último resultado do Ibope em Curitiba, o Pânico praticamente empata com a líder popular 98 FM, ambas ultrapassando uma média de 70.000 ouvintes por minuto.
São poucas as cidades que a Jovem Pan 2 não consegue praticamente alcançar a liderança geral no horário do Pânico. Em Campinas, a Educadora FM, emissora jovem, consegue a façanha de permanecer na liderança, até mesmo com a forte concorrência da Jovem Pan 2 no horário. O Algazarra, tradicional programa de humor da Educadora, mantém a boa audiência da emissora campineira.
Em São Paulo a Jovem Pan 2 está com uma média alta de audiência. São cerca de 101 mil ouvintes por minuto, contra 86 mil da sua principal concorrente, a Mix. As demais emissoras jovens de São Paulo tem investido pesado em promoções e em quadros de humor para poder concorrer e até mesmo subir na audiência, mantendo todas estáveis, ou até mesmo com ligeiros ganhos na audiência.
O programa Pânico vai ao ar de segunda à sexta a partir das 12h30 (devido ao horário eleitoral gratuito em muitas cidades brasileiras) e tem a apresentação de Emílio Surita, conhecida voz padrão da Jovem Pan 2 em muitas chamadas da rádio.
por Daniel Starck
– 22/10/2004