CURIOSIDADES DO GRAMMY 2005 – PANÁTICOS DE PLANTÃO
Compositora de jazz ganha Grammy depois de vender apenas na Web
LOS ANGELES (Reuters)
– A compositora de jazz Maria Schneider levou um Grammy para casa no domingo por seu álbum “Concert in the Garden”. Detalhe: ela não vendeu uma única cópia do álbum em lojas de discos.
Schneider, 44 anos, financiou seu álbum premiado através de um serviço de vendas de música via Internet chamado ArtistShare, que abre o financiamento da produção para fãs dedicados.
Schneider disse acreditar que pode ser a primeira artista a já ter ganho um Grammy por um álbum distribuído exclusivamente na Web. Mas contou que já foi procurada por outros músicos interessados em fazer experiências semelhantes.
“Está sendo muito gratificante para mim. É uma nova maneira de os fãs ficarem mais próximos dos artistas, e vice-versa”, disse Schneider a jornalistas, depois de receber seu troféu.
“Eles (os fãs) entraram no projeto muito antes de eu completar meu CD.”
Schneider, primeira artista participante do ArtistShare, disse que financiou o custo de seu orçamento original antes mesmo de começar a gravar, o que é uma anomalia no mundo das gravações, especialmente em se tratando de álbuns de jazz.
O CD “Concert in the Garden” teve apenas 10 mil cópias, sendo 9.000 disponíveis aos participantes do projeto e 1.000 mantidos em reserva para um leilão posterior, que terá lugar por meio da Artistshare.
“Este CD custou 87 mil dólares para ser feito. Já recuperei o dinheiro que investi”, disse Schneider. “Como não vou dividir os lucros com distribuidores, lojas de discos e gravadora, o esquema está funcionando muito bem para mim.”
Evidentemente, as grandes gravadoras presentes na 47a entrega anual do Grammy, no domingo, também estavam comentando o crescimento acelerado do mercado de música digital.
As vendas de downloads digitais, embora ainda representem apenas uma parcela pequena do negócio global de música, subiram para mais de 143 milhões de faixas em 2004, sendo que em 2003 tinham chegado a apenas 19,2 milhões.
Em 2004, as vendas de aparelhos de música digitais como o iPod, da Apple Computer, cresceram vertiginosamente. E os artistas também vêm tendo receita crescente de outras fontes não tradicionais, tais como filmes, videogames e toques de telefone celular
Fonte:
Uol Música – Especial Grammy