TINA ROMA EM ENTREVISTA AO TUDO RÁDIO

20 de março de 2005 Off Por OldSchool

ENTREVISTA A JASON LEE DO TUDO RADIO.COM UM DOS MAIORES PORTAIS DE RÁDIO DO PAÍS COM A MARAVILHOSA LOCUTORA TINA ROMA DA PAN, A MELHOR DO BRASIL!






 

Jason: Ouvi dizer que você começou no rádio em Brasília, é verdade?

 T

ina:
É sim. Apesar de ser carioca me mudei para Brasília com quase 10 anos (meu pai é militar) e foi lá que fiz faculdade e comecei a trabalhar em radio totalmente por acaso. Isso porque na época tinha uma banda de rock (Requinte Vulgar, era vocalista) e já apresentava um programa na TV – Realce, um programa de surf bem famoso na época, fazia a parte de Brasília, o programa vinha do Rio mas tinha matérias locais. Como estava começando a fazer publicidade e ja queria estagiar, pensei: tv já faço, tenho banda, então vou pra radio que aí quem sabe também não toco lá….Mas a banda não era tão boa assim….acabou e acabei me apaixonando por radio. Ate então nem tinha pensado em ser locutora. E o que muita gente não sabe é que, apesar de ter um trabalho muito mais sólido em radio, comecei mesmo em tv.

 

 

Jason: Como ter participado da criação da primeira Rede de FM no Brasil?

 

Tina:
Ótimo! E naquela época a Transamérica era a maior radio do Brasil. Tinha um astral ótimo! E eu adorava apresentar e produzir o “Estúdio ao Vivo”. Gravei com todos os nacionais da epoca (inclusive Tim Maia, Cazuza e Legião) e muitos internacionais, de Skid Row…à Seal….e ate Vanilla Ice (lembra?)

 

Jason: E o convite para trabalhar na Jovem Pan, como surgiu?

 

Tina:
Eu tinha saído da Transamérica em novembro de 1994 e estava só com Tv, fazendo um programa com Daniel Filho na Band. Aqui na Pan tinha um programa chamado Ritmo da Noite apresentado por uma locutora que ia sair. Me convidaram, a grana era boa e não atrapalhava as gravações da tv porque o programa era a noite. Entrei aqui em agosto de 95.

 

Jason: Como é ser referencia para a maioria das locutoras do Brasil?

 

Tina
: Que bom, me sinto muito honrada. Afinal são quase 20 anos de locução e sempre voltada para o publico jovem, que é bem mais critico e muda de opinião rápido, a gente tem que estar de bom astral todo dia e quem é locutor sabe que isso não é fácil. E foi bastante arriscado no começo porque na época as locutoras so faziam aqueles programas de musica romântica com voz sexy. Ai de repente entra uma mulher falando baixaria e bem rápido. Recebi muita critica mas, ainda bem, deu certo.

 

Jason: Que conselhos daria para quem está começando?

 

Tina:
Como ja disse no inicio, quando comecei em radio não tinha a menor intenção, então não tinha o costume de ouvir outras locutoras que me serviriam de referencia (o que é bem normal). Acabei aprendendo na hora e também na época só tinha locutores. Acabei criando um estilo meu. Mas na época não me preocupava em ouvir alguém pra saber como era o estilo. Me preocupava mesmo era em estar bem informada, afinal somos formadores de opinião. Não temos que nos preocupar em estar com a voz boa e sim com a informação precisa. Que me desculpem todos os professores da área, mas sou contra os cursos de locução, faculdade de Radio e tv, pra mim é perda de tempo e de dinheiro, apenas concordo com fonoaudióloga para corrigir alguma falha. Assim como musica, teatro….locução também é arte e não tem o que ensinar, apenas aperfeiçoar e isso se faz da melhor forma no próprio trabalho (ja que operação e locução são diferentes em cada emissora). Acho essencial a um bom locutor um curso de inglês e alguma faculdade de letras para que se desenvolva o português correto e a busca de informações. E antes que me perguntem: por que você fez faculdade entao? Fiz Publicidade e Jornalismo sem a menor intenção de trabalhar com locução. Em nenhum momento tive “aula” do que faço.

 

ISTO É APENAS UM APENITIVO, TEM MAIS NO TUDO RÁDIO, ACESSE AGORA