PANÁTICOS DE PLANTÃO – NOVIDADES
Yahoo faz parecia com iMusica para lançamento de loja online
SÃO PAULO (Reuters)
– O Yahoo anunciou na segunda-feira o lançamento de uma loja de downloads de música em parceria com a empresa nacional de gerenciamento de conteúdo digital iMusica, explorando o crescimento da banda larga no país.
O serviço, em www.yahoo.com.br/musica, disponibiliza no portal de buscas 60 mil músicas de vários estilos das gravadoras multinacionais EMI e BMG, da independente brasileira Trama e de outros selos menores como DeckDisc, Indie, Biscoito Fino e Natasha.
“Este ano a gente acredita que vai ser o ano zero da música digital no país. Este mercado só existe há um ano e meio lá fora e vamos ver a chegada de uma avalanche de players de marcas menos conhecidas”, afirmou o diretor do iMusica, Felippe Llerena.
As faixas do catálogo do iMusica estão no formato Windows Media Audio e, uma vez compradas pelos internautas, podem ser reproduzidas várias vezes e gravadas em CD. Os preços variam de 99 centavos de real a 3,99 reais, e as compras são feitas com cartão de crédito.
O iMusica, que atualmente vende cerca de 20 mil canções por mês, tem parcerias de distribuição de conteúdo com os portais MSN e Super iG, e em breve deverá ser anunciado acordo com a America Online, afirmou Llerena.
“Estes grandes portais fazem parte do cotidiano do internauta e são capazes de atrair o interesse do público que busca downloads de qualidade”, disse o diretor do iMusica.
A parceria acontece na esteira do crescimento rápido da loja de música online da Apple, iTunes, líder mundial do segmento, ante a popularidade de serviços gratuitos de troca de arquivos pela Web que vêm sofrendo ataque das grandes gravadoras internacionais por possibilitarem a cópia de conteúdos protegidos por direito autoral.
“O lado bom desses serviços é que eles habituam o internauta a buscar música na Internet, mas o lado ruim é que ele não se torna consumidor”, disse Llerena.
Sem fazer projeções de vendas do novo serviço com o Yahoo, Llerena disse que a expectativa é o fechamento este ano de acordos de distribuição do conteúdo das outras três grandes gravadoras que ainda não fazem parte de seu catálogo (Sony Music, Universal Music e Warner Music).
Com isso, o executivo espera que o portfólio da iMusica cresça até o fim do ano para 300 mil canções, despertando maior interesse dos usuários, atualmente bombardeados por ofertas de rivais como DVDs e videogames