PANÁTICOS DE PLANTÃO – NOVIDADES E CURIOSIDADES

25 de março de 2005 Off Por OldSchool

Downloads digitais e DVDs fortalecem vendas mundiais de música




 

LONDRES (Hollywood Reporter)

– As crescentes vendas de DVDs musicais e o aumento acentuado nos downloads de música mantiveram o mercado mundial de música ativo em 2004, numa tendência de alta que, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), foi a melhor em cinco anos.

Em seu relatório anual sobre as vendas internacionais da indústria musical, o IFPI anunciou que oito álbuns venderam mais de 5 milhões de cópias em 2004, a começar por “Confessions”, de Usher, e incluindo “Feels Like Home”, de Norah Jones, “Encore”, de Eminem, “How to Dismantle an Atom Bomb”, do U2, “Under My Skin”, de Avril Lavigne, “Greatest Hits”, de Robbie Williams, “Greatest Hits”, de Shania Twain, e “Destiny Fulfilled”, do Destiny’s Child.

Os EUA e o Reino Unido tiveram as vendas maiores, e sinais de recuperação foram vistos em outras partes do mundo. As vendas de música em formatos físicos caíram para 33,6 bilhões de dólares, 1,3 por cento abaixo do nível do ano anterior, já contabilizadas as flutuações cambiais.

A IFPI disse que as vendas de música em formatos de áudio caíram 2,6 por cento em valor, mas que a venda de vídeos musicais em DVD aumentaram 23,2 por cento. Os álbuns em CD tiveram queda de 0,9 por cento em termos de valor, os singles, queda de 15,6 por cento, e as fitas cassete de 36 por cento.

De acordo com o relatório do IFPI, “foi o melhor resultado anual obtido pela indústria musical em cinco anos. O resultado reflete alguns fatores positivos, entre eles a retomada econômica, o repertório musical forte e os avanços nos setores online e de telefonia celular.”

O presidente do IFPI, John Kennedy, disse que as perspectivas do setor musical estão boas principalmente graças aos avanços do setor de downloads musicais legítimos.

“Entretanto”, disse Kennedy em comunicado à imprensa, “o quadro do mercado musical mundial é extremamente misto no momento. A pirataria comercial e a troca ilegal de arquivos continuam a prejudicar nossos mercados, especialmente na Ásia e na Europa continental.”

O Reino Unido lançou 26 mil álbuns em 2004, contra 33 mil no caso dos EUA, e o IFPI disse que o grande leque de opções ajudou as vendas britânicas a aumentar 3 por cento em 2004, com as de álbuns em CD crescendo 4,5 por cento, o maior aumento mundial. Os britânicos compraram em média 3,2 unidades de música per capita durante o ano, contra 2,8 no caso dos americanos.

As vendas de downloads digitais aumentaram em todo o mundo, lideradas pelos EUA, onde foram compradas mais de 142,6 milhões de faixas. De acordo com o IFPI, o número de serviços de vendas digitais no mundo quadruplicou em 2004, chegando a 230.

Entre os artistas e grupos de destaque que têm grandes lançamentos previstos para 2005 estão 50 Cent, Bruce Springsteen Coldplay, Franz Ferdinand, Jennifer Lopez, Justin Timberlake, Paul McCartney, Scissor Sisters e White Stripes.



 

SAIU NO

ÚLTIMO SEGUNDO