NOVIDADE
CINEMA PANÁTICOS – VERSÃO REGIONAL: SOROCABA-SP
Os filmes “A Intérprete” (The Interpreter) e “Miss Simpatia 2 – Armada e Perigosa” (Miss Congeniality 2: Armed and Fabulous, EUA, 2005), são as duas estréias deste feriado. “Pesadelo” (Boogeyman), o brasileiro “Mais Uma Vez Amor” e “A Família da Noiva” (Guess Who), que tiveram pré-estréia quarta-feira, entram em cartaz a partir desta quinta-feira.
Os atores Nicole Kidman e Sean Penn, vencedores do Oscar por “As Horas” e “Sobre Meninos e Lobos”, respectivamente, são co-protagonistas do thriller “A Intérprete”, dirigido por Sidney Pollack, primeira fita a ter a permissão da Organização das Nações Unidas (ONU) para ser inteiramente filmada em seu interior – as aparições anteriores que incluíam cenas dentro do edifício do organismo mundial foram feitas em cenários montados nos estúdios de Hollywood.
“A Intérprete” é um drama de intriga política que conta a história de Silvia Broome (Kidman), uma intérprete de origem africana que, realizando seu trabalho, descobre acidentalmente um plano para assassinar o líder de seu país, na sede da ONU. O agente do FBI Tobin Keller (Penn) é destacado para protegê-la, mas acredita que ela pode não estar dizendo toda a verdade.
Dirigido por Sydney Pollack, o cineasta, roteirista, produtor e ator mostrou que também é um excelente negociador, o que lhe valeu portas abertas no templo internacional da diplomacia: a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Pollack recebeu a autorização diretamente do secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
Nenhum outro diretor, nem mesmo o legendário Alfred Hitchcock, em “Intriga Internacional”, 1959, havia conseguido a proeza de entrar com câmera naquele recinto. Somente esta conquista já deveria valer uma indicação ao Oscar de melhor cenário. Uma premiação que não seria novidade em uma carreira que inclui clássicos como “Três Dias do Condor” (1975), “Tootsie” (1982) e “A Firma” (1993), entre outros e dois Oscar em 1985 por “Entre Dois Amores” – direção e filme. No elenco, além de Nicole Kidman e Sean Penn estão também George Harris, Jesper Christensen, Michael Wright e Earl Cameron, entre outros.
Seqüência
“Miss Simpatia 2: Armada e Perigosa” vem como uma nova tentativa de sucesso nas bilheterias. O primeiro filme, somente em bilheterias, arrecadou US$ 212 milhões em todo o mundo. A direção do segundo longa foi de John Pasquin, o mesmo de “Meu Papai É Noel”.
A policial Gracie Hart (Sandra Bullock) tornou-se uma verdadeira celebridade após ter combatido uma ameaça em um concurso de miss nos Estados Unidos. Mas isso não agrada muito a Miss Simpatia, que volta no segundo episódio reclamando da fama repentina, já que não consegue trabalhar mais sob disfarce.
A revolta aumenta quando ela recebe uma função ingrata devido a isso: percorrer o circuito de programas de TV e ser o “rosto oficial do FBI”. Isso, porém, não quer dizer que ela aprendeu muito sobre moda e etiqueta. A difícil tarefa de orientar a despojada policial fica a cargo de Joel.
A chance de voltar à ação propriamente dita vem quando Cheryl Frazier, a atual miss Estados Unidos e sua amiga desde que ela se tornou a miss simpatia, e o apresentador do concurso, Stan Fields, são seqüestrados. A agente, então, parte para Las Vegas para resolver o caso e ajudar seus amigos à sua maneira não muito convencional.
Além de Bullock estão no elenco os atores Regina King, Enrique Murciano, Diedrich Bader, William Shatner e Heather Burns.