ANIVERSÁRIO

1 de junho de 2005 Off Por OldSchool

Por Sabrina Gonçalves – Site Jovem Pan Fm

A cantora canadense Alanis Morissette completa hoje mais um ano de vida e para comemorar, o site da Pan preparou um super especial da moça!!!

Alanis nasceu no Canadá, no dia 1º de junho de 1974. Seu nome é uma homenagem a seu pai, Alan Morissete.

A história da cantora com a música começou bem cedo, aos 6 anos de idade, quando começou a aprender tocar piano.

Com apenas nove anos, a precoce Alanis já compunha suas próprias músicas e com 10 anos, foi atriz numa TV a cabo e fez seu primeiro single, “Fate Stay With Me”. Aos 14 anos, a estrela mirim assinou um disco em acordo com a MCA/Canadá. E com 21 lançou o primeiro grande sucesso de sua carreira.

Oficialmente a carreira como cantora começou em 1987, quando um empresário de Ottawa, Stephan Klovan, apresentou Alanis, então com 12 anos de idade, num musical infantil no festival de primavera das tulipas da cidade. A cantora provou que, sem sombra de dúvidas, tinha um impressionante talento.

Antes dessa apresentação ela já havia gravado “Fate Stay With Me”, sua primeira canção e também já tocava numa banda cover chamada New York Fries. Depois disso, não demorou muito e já assinou um contrato com a MCA Records.

O seu primeiro álbum, lançado em 1991 e chamado simplesmente “Alanis”, uniu o dance e o pop da cantora, tendo como primeiro single “Too Hot”, que logo entrou no Top 10 da Billboard.

Ainda com o sucesso do primeiro trabalho, no Canadá, Alanis recebeu um disco de ouro e logo depois, outro de platina. Também foi indicada para três Juno Awards (prêmio canadense equivalente ao Grammy).

Depois de dois anos sem gravar, a cantora volta com “Under Rug Swept”, CD que conta com participações de grandes nomes como Flea (Red Hot Chilli Peppers), Meshel Ndegeocello, Dean DeLeo (Stone Temple Pilots) e Eric Avery (Jane’s Addiction).

O disco foi escrito e produzido diretamente por ela e marca sua emancipação, pois pela primeira vez desde 1997 Alanis pisa em um estúdio sem a supervisão do produtor Glenn Ballard.

Alanis se dedicou muito para a produção desse disco e compôs 30 músicas. Dessas, gravou 25, mas apenas 11 puderam fazer parte de “Under Rug Swept”.

Mais dois anos sem gravar e em 2004 lança “So Called Caos”, um álbum que traz um som mais maduro, além das letras que transmitem paz e reflexão.

Esse último trabalho produzido por Morissette e lançado pela Warner Music, reúne dez canções inéditas e uma faixa bônus, “Offer”. Além disso, o álbum contém uma faixa interativa que mostra o making of, um link para website com conteúdo exclusivo e versão acústica de “This Grudge”.

A cada novo trabalho Alanis se mostra uma artista ainda mais completa. E por isso se enquadra no seleto grupo de músicos que se promove com músicas de qualidade e não com escândalos e golpes de marketing. Não é à toa que ela atingiu a marca de mais de 40 milhões de discos vendidos, conquistou prêmios em sete Grammys e tem milhões de fãs por todo mundo.

Por isso e muito mais, Alanis Morissette, fica aqui a nossa homenagem e a nossa maneira de dizer PÁRABENS!!!