ROCK E ROCK….

13 de julho de 2005 Off Por OldSchool

Dia do Rock lembra 20 anos de concerto beneficente por vítimas da fome na Etiópia

Nesta quarta (13), faz 20 anos que o concerto Live Aid, em benefício das vítimas da fome na Etiópia, foi realizado. O evento, organizado pelo músico inglês Bob Geldof, arrecadou, na época, mais de US$ 100 milhões.

Os shows aconteceram no dia 13 de julho, simultaneamente em Londres, no Wembley Stadium, e na Filadélfia, no JFK Stadium, e foram transmitidos ao vivo por um pool de emissoras de TV por todo o mundo. Desde então, institui-se o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Na Inglaterra, apresentaram-se Status Quo, Style Council, Adam Ant, Boomtown Rats, Spandau Ballet, Elvis Costello, BB King, Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John e Queen, entre outros.

Nos Estados Unidos, tocaram Joan Baez, Black Sabbath, Run DMC, Crosby, Stills & Nash, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders e Santana, entre outros.

Este ano, no dia 3 de julho, Geldof e Bono Vox organizaram um novo evento beneficente, o Live8, para pedir que os países credores perdoem a dívida dos países africanos endividados afetados pela fome. O evento, que emprestou seu nome do encontro do G8 (sete países mais industrializados do mundo ea Rússia), acontecido de 6 a 8 de julho na Escócia, reuniu artistas como Björk, Madonna, Paul McCartney e o grupo Pink Floyd.