“Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan, mudou o mundo, diz pesquisa
A canção Like a Rolling Stone, de Bob Dylan, ficou em primeiro lugar em uma pesquisa para escolher os ícones do rock e do cinema que mudaram o mundo, marcando as cem edições da revista britânica de música e cinema Uncut.
Um painel de especialistas que incluiu Paul McCartney, Noel Gallagher, Keith Richards, Lou Reed e Robert Downey Jr., entre outros, escolheu entre músicas, filmes, atores, programas de TV e livros marcantes.
A roqueira Patti Smith disse que a canção vencedora “a acompanhou pela adolescência”.
O single Heartbreak Hotel, de Elvis Presley, ficou em segundo lugar.
Colocações
O ex-Beatle Paul McCartney votou em Heartbreak Hotel como número um. Segundo ele, “é a maneira como Elvis canta, como se estivesse cantando das profundezas do inferno…”.
“O fraseamento, o uso de eco, é tudo lindo. É musicalmente perfeita.”
Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, foi o filme mais bem colocado na pesquisa, em quinto lugar, seguido por O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão II.
O Prisioneiro foi a série de TV que recebeu mais destaque, conseguindo o décimo lugar, enquanto Pé na Estrada, de Jack Kerouac, foi o livro mais bem colocado na lista, em 19º lugar.
Os atores Edward Norton, de Clube da Luta, e Juliette Lewis, de Gilbert Grape, e o ex-Beach Boy Brian Wilson também foram citados.
Segundo o editor da Uncut, Allan Jones, a compilação da lista foi um trabalho enorme e, “considerando-se que filmes tiveram impacto cultural mais forte que David Bowie, por exemplo, a lista também gerou várias discussões”.
“Dylan foi a declaração artística mais seminal das últimas cinco décadas, mas com certeza outros vão discordar disso”, finaliza Jones.
fonte: BBC Brasil