21 de fevereiro de 2006 Off Por OldSchool

 

U2 EMBALA SÃO PAULO COM SUCESSOS E ATITUDE POLÍTICA

O primeiro show do U2 em São Paulo durou exatamente duas horas e quinze minutos, e terminou depois do segundo bis, quando os músicos, com nítida relutância, deixaram o palco. A apresentação do grupo irlandês, no estádio do Morumbi, foi marcada por sucessos e pela maneira carismática com que Bono faz música – e também política. A platéia respondeu com mais que animação: o público visivelmente se deixou levar pelo vocalista irlandês, que cantou With or Whitout ajoelhado e com a cabeça encostada na barriga de uma fã brasileira, que foi convidada ao palco. A morena, cuja identidade ainda era desconhecida no começo da madrugada, encerrou sua participação dando um beijo na boca do músico.
De maneira intensa, porém discreta, Bono, que no domingo almoçou com o presidente Lula, não deixou de pregar sua mensagem nas imagens no telão: Lula, que foi vaiado pelo público, trechos da Declaração dos Direitos Universais do Homem e a frase “global action against poverty” (ação global contra a pobreza), apesar de diluídas no show e em compasso com o repertório, deram o tom do discurso político do irlandês.
Bono abriu o show com City of Blinding Lights, seguida de Vertigo. Mas foi na terceira música – Elevation -, quando fez a primeira interação da noite em português, com um “oi, galera”, que o público começou a ceder aos irlandeses.
Na seqüência, Until The End of the World e New Year’s Day. No final da música, o vocalista fez uma nova tentativa de falar em português, mas foi interrompido pelos gritos de “Brasil, Brasil” do público. Mais uma vez e Bono conseguiu dizer o que queria: “Copa do Mundo, rumo ao hexa. Deus é brasileiro”, fazendo as 73 mil pessoas presentes no estádio do Morumbi enlouquecerem.
Após a quinta música, Still Haven’t Found What I’m Looking For, Bono puxou o coro “ai, ai, ai…”, que foi prontamente respondido pela platéia “está chegando a hora, o dia já vem raiando, meu bem…” (versão nacional para o clássico Cielito Lindo). Depois, Beautiful Day, que fez a área de cadeiras superiores literalmente tremer sob os saltos dos fãs. A banda tocou ainda Stuck In A Moment, Love, Peace or Else e Sunday Bloody Sunday até chegar a outro momento marcante.
O lado engajado de Bono surgiu fortemente diluído no show com a apresentação de Miss Sarajevo, canção originalmente gravada em parceria com o tenor Luciano Pavarotti. Antes de iniciar a música, o vocalista, com venda nos olhos, acendeu um sinalizador. No final, o telão do show exibiu em português cinco artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
As canções seguintes foram Pride (In the Name of Love) e Where The Streets Have No Name, quando, em mais uma interação com o público, Bono disse “telefone”, e a platéia respondeu iluminando o estádio com milhares de aparelhos celulares . Durante todo o espetáculo, um telão principal, ao fundo da banda, e os menores à direita e à esquerda do palco exibiram imagens simultâneas dos quatro integrantes da banda – o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen Jr. e o baixista Adam Clayton, além de Bono. One encerrou a apresentação.
A banda voltou ao palco duas vezes, com os sucessos Mysterious Way, All Because You, Numb, With or Without, Zoo Station, The Fly e 40. No telão, imagens simulavam um caça-nível e exibiram Lula – que recebeu vaias do público – e do jogador Ronaldo ao lado da taça da Copa do Mundo. Destaque para All Because You, que animou um público nada derrotado pelas quase duas horas de show, e With or Without, quando, de quepe militar e óculos, Bono cantou abraçado a uma fã.
Depois de uma maratona para compra de ingressos e do preço nada convidativo para a maioria (a entrada mais barata custava R$ 200), a platéia que deixou o Morumbi na madrugada desta terça-feira parecia ter se esquecido de todos os contratempos. Na multidão que deixava o estádio, os comentários e as expressões nos rostos pareciam exibir alegria, um sentimento de realização e – porque não – de alívio, por ter assistido a um show que fez história em São Paulo.


AS 7 MELHORES
JOVEM PAN SAT
21 FEVEREIRO 2006
01:00-01:30

7ª BLACK EYED PEAS – DON’T LIE
6ª T.A.T.U. – ALL ABOUT US
5ª MADONNA – HUNG UP
4ª MC LEOZINHO – SE ELA DANÇA, EU DANÇO
3ª MARIAH CAREY – SHAKE IT OFF
2ª SIMPLE PLAIN – CRAZY
1ª FORT MINOR – BELIEVE ME