13 de julho de 2007 Off Por OldSchool

Dia 13 de Julho…Dia mundial do ROCK

Fala ae galera…Tudo em cima???
Vamo festejar que hoje é o dia mundial do Rock, e trago até vocÊs aqui um especial…se liga só…


  
A história do Rock

Não é possível precisar a data de surgimento do rock, mas sabe-se que a década de 50 foi fundamental para a construção do estilo. Músicos como Bill Halley (dono da primeira música de grande sucesso do rock, intitulada “Rock Around The Clock”), Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard são considerados os percursores. Porém, quem, realmente, consolidou o gênero nascido da união do country de Memphis com o blues e o R&B dos guetos americanos foi Elvis Presley. O jovem cantor dançava nos palcos com movimentos sensuais que enlouqueciam as garotas da época, além de fazer um som inovador. O ritmo agitado e a performance do “Rei do Rock” nos palcos chocaram as famílias mais tradicionais, mas foram responsáveis pela impulsão e expansão do rock no mercado fonográfico.

Mais de 50 anos se passaram, e nesse tempo muita coisa mudou. Surgiram novos instrumentos, diferentes maneiras de tocá-los, derivados do estilo e movimentos que lutaram por diversas causas e influenciaram gerações. O dia do rock veio de uma dessas lutas, o “Live Aid”, de 1985, que visava ajudar os necessitados da Etiópia. Durante o crescimento da música, a Europa estava devastada em consequência das guerras e a Inglaterra viu nascer bandas de rock que além de contestar essa política, se tornariam clássicos. Grupos como The Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Deep Purple, Pink Floyd, The Clash, The Who, Black Sabbath ficaram imortalizados na história da música mundial.

  
O Rock no Brasil

Aqui no país tupiniquim, o rock teve notoriedade com a Jovem Guarda nos anos 60. O cantor e compositor Erasmo Carlos mostrou para a juventude o que significa o rock ao dizer “Rock não é a música não. Ele vai além, é um comportamento, uma atitude”. Roberto Carlos, Ronnie Von, Wanderléa e Wanderley Cardoso são outros grandes nomes da Jovem Guarda.

Anos mais tarde, a Bahia revelou um dos maiores ídolos do rock nacional, Raul Seixas. Com suas composições “loucas” e inovadoras, como “Mosca na Sopa”, “Gita” e “Rock do Diabo” (parceria com Paulo Coelho), Rauzito conquistou fãs por todo o país. Mutantes e Made In Brazil, também foram grandes expoentes nas décadas de 60 e 70. O Brasil passou por momentos difíceis nos anos seguintes com a forte repressão da ditadura militar, e a vontade popular de mudança inspirou bandas que inflamavam o público juvenil.

O “bum” do rock aconteceu nos anos 80, quando as informações passaram a chegara mais rápidas e a mídia descobriu que as bandas da época poderiam fazer história e vender muitos discos. O maior sucesso da década foi a Blitz, que chegou a vender 100 mil cópias em três meses (número bem expressivo para a época). Em todas as regiões do país surgiam novos grupos de rock, mas foi do Planalto Central que vieram grandes nomes do rock nacional. Da capital, Brasília, saíram Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital Inicial, além de outras. Essas bandas tiveram uma legião de fãs incondicionais que fizeram o movimento crescer por aqui. Em 1985 o estilo se confirmou no país depois do primeiro Rock in Rio, quando nomes do rock internacional vieram tocar, incluindo o Brasil na rota das grandes turnês mundiais.

   A nova cara do Rock


A palavra “Rock n` Roll” possui diversos significados, tudo isso pelo fato de que com o decorrer dos anos, as necessidades e influências mudaram. Assuntos como o incentivo ao uso de drogas, atitude e até a rebeldia efêmera dos anos 90, eram aclamados pelo estilo musical. Nos útimos dez anos, algumas bandas surgiram… outras acabaram e mesmo com a grande influência e domínio do Pop nas paradas, o Rock ressurgiu com novas vertentes!

Bandas como: The Stokes, The Vines, Interpol, Libertines e White Stripes foram consideradas as “Salvadoras do rock”, estas eram as queridinhas da mídia pelo fato de terem reformulado o estilo. Nesses dez anos, grandes nomes surgiram como: Coldplay, Gorrilaz, Franz Ferdinand, Velvet Revolver. Infelizmente, algumas bandas como: Audioslave, New Radicals e Los Hermanos tiveram seu fim incerto, simplesmente pelo fato das bandas terem declarado férias indeterminadas.

Como resultado da mudanças que o Rock passou, uma vertente um tanto quanto polêmica surgiu: “Emotional Hardcore” ou então “Emocore” – sua principal característica são as músicas emotivas, direcionadas para uma galera mais jovem. A explosão desse estilo rolou entre 2003 e 2005. Quando se diz que esse estilo é polêmico é por causa da atitude seguida por quem curte o som, no caso, os “emos” que levam a sério a paixão pela música.

Fall Out Boy, Good Charlote e My Chemical Romance são as bandas internacionais, mais representativas desse novo estilo. Em terras brazucas, quem manda bem no estilo emo são as bandas: NxZero, Fresno, ForFun e Hateen.

Um dos destaques internacionais é o Fall Out Boy. A banda sensação do momento, é formada por Patrick Stump, Pete Wentz, Joe Trohman e Andy Hurley. “This Ain’t a Scene, It’s an Arms Race” ( “Isso Não é Uma Cena, é Uma Corrida de Braços”), fez com que a banda conquistasse os primeiros lugares nos tops de todo o mundo, este é o primeiro single do álbum do mais novo álbum da banda, “Infinity in High”. A música fala sobre a frustação de Wentz com o crescimento do cenário de música punk.

Aqui no Brasil, podemos destacar o NxZero. Com uma mistura de Hard Core e do polêmico “emo”, o quinteto mostrou que veio para ficar!! Com quase sete anos de carreira, a banda é formada por Di Ferrero (vocal), Fi Ricardo (guitarra), Gee Rocha (guitarra), Caco (baixo) e Dani (bateria). A grande responsável pelos sucesso dos caras foi a internet… isso mesmo! Eles disponibilizaram várias músicas na internet e o resultado foi uma explosão de sucessos.

Viva o Rock!!Mas será que daqui dez anos, essas bandas citadas ainda existirão? Algumas esperamos que sim, outras não… mas a resposta para essa pergunta, só o tempo poderá dizer…


É isso ae…se quiserem saber muito mais pessoal, acessem

www.jovempanfm.com.br


e fiquem por dentro de todo o assunto deste dia especial pra muita gente que fez e faz história com o Rock…
Fuizzzzzzzzzzzzzzzzz…