Panáticos News – Edição 10/2004
Green Day tem ano de glória com “Idiot” e indicações ao Grammy
O Green Day está de volta às manchetes. Seu álbum atual, “American Idiot”, está no topo das paradas e, na terça-feira, a banda recebeu seis indicações ao Grammy. Mas o que o trio de punk rock quer mesmo é levar seu disco para uma mídia totalmente diferente.
“Estamos trabalhando num filme baseado no álbum”, disse à Billboard.com o baixista Mike Dirnt, antes da performance do grupo no Billboard Music Awards, na quarta-feira.
“Afinal, a história já está aí, pronta. Mas o nosso envolvimento vai depender, até certo ponto, de quem vai escrever o roteiro.”
“American Idiot” foi indicado para o Grammy de álbum do ano e melhor álbum de rock. Sua faixa-título vai concorrer ao prêmio de gravação do ano, melhor performance de rock, melhor canção de rock e melhor vídeo musical de formato curto.
“American Idiot” encontrou eco junto a grande número de ouvintes, tanto assim que deu lugar a uma turnê bem-sucedida na qual o Green Day vem tocando “mais canções de um álbum novo do que em qualquer outra turnê que já fizemos”, segundo Mike Dirnt.
“Nossos shows estão maiores do que jamais foram”, ele conta, entusiasmado. “Acabamos de nos apresentar para 18 mil pessoas na Cidade do México. Me sinto honrado por nossos fãs, especialmente aqueles que nos acompanham desde o começo. O fato de este álbum estar se saindo tão bem realmente confirma a aposta que fizeram em nós.”
Na noite de quarta-feira a banda vai tocar “American Idiot” na íntegra num show especial no The Joint, em Las Vegas.
“Isto é algo que vamos querer continuar a fazer durante toda nossa carreira”, disse Dirnt, falando desse tipo de trabalho. “É como uma bala nova em nosso arsenal. É ótimo para fugir dos lugares onde costumamos tocar nas turnês.”
Mas o pool de material disponível para o show está pleno de surpresas, incluindo vários covers dos Ramones e também as versões do Green Day de faixas do Buzzcocks, The Clash e The Who.
“Temos até mesmo uma sequência do meio-oeste: ‘Surrender’, depois ‘Bastard of the Young’ (do The Replacements) e depois ‘Surrender’ de novo”, diz Dirnt.
Os fãs ficarão interessados em saber que, antes das sessões de gravação de “Idiot”, um álbum inteiro de canções prontas foi acidentalmente apagado do disco rígido de um computador.
Será que essas canções poderão renascer algum dia? “Poderíamos gravá-las de novo”, diz Dirnt. “As fitas mestres não existem mais. Ainda temos alguns CDs, mas eles não têm qualidade suficiente para sair no mercado.”
A turnê européia do Green Day começa em Berlim no dia 11 de janeiro. A banda tem outras apresentações marcadas, até 22 de março, em Sapporo, Japão.
>makeFooter(”);