PANÁTICOS NEWS ESPECIAL: GRAMMY 2005
Grammy se divide entre a nostalgia e o hip-hop
Los Angeles (EUA), 13 fev (EFE).-
O estádio Staples de Los Angeles está pronto para a realização neste domingo (13) da 47ª edição do Grammy, que este ano divide a atenção entre a nostalgia de Ray Charles e o hip-hop do produtor metido a rapper Kayne West.
A única brasileira que concorre ao Grammy é a cantora Bebel Gilberto, na categoria “melhor álbum de world music contemporânea”. Bebel concorre com Paco de Lucía, Gipsy Kings, Angélique Kidjo e Youssou N’Dour.
Já Kayne West concorre a dez prêmios, o maior número de indicações, inclusive a de melhor álbum do ano por sua estréia com “The college drop out”. Esta categoria aliás está acirrada, com a indicação dos roqueiros do Green Day e seu “American idiot”; de Alicia Keys com “The diary of Alicia Keys”; do popular “Confessions” de Usher (álbum mais vendido do ano); e de “Genius loves company”, de Ray Charles. “O álbum de West é de longe o trabalho mais aclamado, porém o falecido gênio do soul, Ray Charles, pode se beneficiar do voto nostálgico e respeitoso”, afirma hoje o jornal “Los Angeles Times”.
A batalha musical começa com a entrega dos prêmios às 23h deste domingo. A festa contará com shows de cinco candidatos: The Black Eyed Peas, Gwen Stefani (com EVE), Los Lonely Boys, Maroon 5 e Franz Ferdinand.
Além disso, haverá shows em homenagem ao falecido Ray Charles e à legendária Janis Joplin, que ganhará um prêmio póstumo pelo conjunto da obra.
Haverá espaço também para a solidariedade, expressada pela música de John Lennon e Paul McCartney “Across the Universe”.
A canção será interpretada por Bono, Stevie Wonder, Norah Jones, Alicia Keys, Velvet Revolver, Tim McGraw e Brian Wilson, entre outros, e estará à venda na internet. A arrecadação será revertida às vítimas do maremoto no sudeste asiático, em dezembro passado.
Haverá mais uma vez a presença de Jennifer Lopez, que ao lado de seu atual marido, Marc Anthony, cantará o dueto “Escapémonos”, tema de dois álbuns candidatos ao Grammy, “Amar sin mentiras” e “Valió la pena”, do cantor porto-riquenho.
Na festa a atriz e cantora Queen Latifah será a mestre de cerimônias, enquanto espera para saber o resultado da sua própria candidatura, no quesito jazz.
Latifah não terá de esperar muito já que dos 107 prêmios entregues hoje, apenas 11 serão conhecidos durante a transmissão musical de três horas de duração.
Os outros aspirantes ao Grammy, que integram uma lista de 63 páginas, conhecerão os resultados antes do início da cerimônia.
A entrega destes prêmios é tão pouco glamourosa que a imprensa local insiste que mais valeria que deixassem o fonógrafo dourado debaixo de suas cadeiras do que fazê-los apanhá-los rapidamente quando seu nome é mencionado num papel que parece até uma lista de compras.
FONTE: UOL MÚSICA