OS DESTAQUES DA NOITE DO GRAMMY 2005

14 de fevereiro de 2005 Off Por OldSchool

Ray Charles domina Grammy 2005 com oito prêmios e homenagens


A cerimônia de entrega do Grammy, que aconteceu no último domingo (13), foi marcada pela nostalgia, pela consagração ao cantor Ray Charles, morto em junho do ano passado, e pela opção por apresentações musicais em detrimento do anúncio de prêmios.
A maior parte dos troféus foi entregue antes do início da cerimônia televisada, que se concentrou em poucas categorias e nas apresentações musicais, que incluíram uma grande jam session de abertura com os grupos Black Eyed Peas, Franz Ferdinand e Maroon 5, e uma apresentação beneficente que juntou Bono Vox, Stevie Wonder, Brian Wilson e Norah Jones pelas vítimas do tsunami.
O disco “Genius Loves Company”, de duetos de Charles, recebeu oito prêmios. Além disso, o cantor foi lembrado em uma homenagem feita pelo ator Jamie Foxx, pela cantora Alicia Keys e pelo produtor Quincy Jones, que apresentaram “Georgia on my Mind”, um dos maiores sucessos do cantor.
A memória de Charles foi invocada novamente no quadro “In Memoriam”, em que diversas personalidades da música mortas no último ano foram homenageadas, como a soprano Renata Tebaldi, o guitarrista Cy Coleman e o produtor brasileiro Tom Capone.
Outra homanagem póstuma que marcou a noite foi o encontro das cantoras Melissa Etheridge e Joss Stone para relembrar sucessos de Janis Joplin –dueto que rendeu um dos pontos altos do Grammy 2005.
Mas o encontro mais badalado da noite foi a reunião de Bono Vox, Brian Wilson, Stevie Wonder, Norah Jones e outros figurões do pop para um coro em prol das vítimas do tsunami do Sri Lanka. A apresentação do grupo, que detonou a música “Across the Universe”, de John Lennon, será comercializada pelo site i-Tunes e terá a renda revertida para as vítimas do maremoto.
Com a ênfase nos espetáculos, o Grammy ganhou dinamismo na TV, favorecido pela apresentação ágil mas não histriônica da cantora e atriz Queen Latifah.
Faltou, no entanto, que fossem pelo menos mencionados os prêmios que já haviam sido entregues antes da parte televisionada do evento. Como a apresentadora não se referiu a eles em nenhum momento, os telespectadores ficaram sem saber quais os vencedores na maior parte das categorias.
Além de Charles, os outros grandes vencedores da noite foram Alicia Keys, com quatro prêmios; Usher e U2, que levaram três troféus cada, e o rapper Kanye West, que concorria a dez troféus mas só levou três.
Bebel Gilberto, única brasileira que concorria ao prêmio, foi preterida pelo senegalês Youssou N’Dour na categoria World Music Contemporânea.

FONTE:
UOL MÚSICA – ESPECIAL GRAMMY 2005