PANÁTICOS NEWS

19 de abril de 2005 Off Por OldSchool

“Amarillo” lidera parada combinada de downloads e singles

O single gravado para fins beneficentes (Is This The Way To) Amarillo, do cantor dos anos 1970 Tony Christie e do humorista Peter Kay, ocupou o primeiro lugar na primeira parada pop britânica a combinar singles e downloads. A informação foi divulgada no domingo pela Official UK Charts Company.

O clássico de 1971 já era Número 1 na lista apenas de singles havia quatro semanas. A faixa foi lançada para levantar fundos para a Comic Relief. Ela traz Christie, Kay e outras celebridades dublando sua letra num vídeo promocional.

Somewhere Else, do Razorlight, entrou na segunda posição na nova parada, que a partir desta semana vai incluir faixas vendidas na Internet, desde que elas também possam ser encontradas nas lojas em formato de CD.

Os selos britânicos independentes vêm tentando, sem sucesso, impedir a inclusão dos downloads nas paradas, dizendo que a novidade vai prejudicar as gravadoras que não têm condições de vender suas gravações na Internet.

1, 2 Step, de Ciara e Missy Elliott, estreou na terceira posição da parada combinada. Foi um dos quatro lançamentos a figurar entre os Top 10. O mais recente relançamento de uma faixa de Elvis Presley, The Wonder of You, sucesso em seu lançamento original em 1970, foi a outra estréia na nova parada, na quarta posição.

Outra estréia foi o remix dance So Much Love to Give, dos Freeloaders, com a participação do The Real Thing, na nona posição. O ator e cantor de Hollywood Will Smith conservou a quinta posição, com Switch.

Sofreram quedas It’s Like That, da diva pop norte-americana Mariah Carey, que caiu da sexta para a oitava posição, o cantor de R&B Mario, cujo “Let Me Love You” caiu do terceiro para o sexto lugar, e 50 Cent, com uma queda da quarta para a sétima colocação com Candy Shop.

Na semana passada, a Associação de Música Independente (AIM), que reúne as gravadoras menores, fracassou na tentativa de conseguir que o Escritório de Comércio Justo (OFT) impedisse o lançamento da nova parada combinada.

Um representante do OFT disse que a queixa foi recebida fora do prazo que permitiria que fosse tomada alguma medida antes do lançamento da parada, no domingo. Esse lançamento já tinha sido adiado de sua data inicial prevista, 20 de março, em função de queixas anteriores de selos independentes. As gravadoras menores representam um quarto do mercado britânico.

As vendas anuais de singles chegaram ao pico em 1997, com 77,6 milhões de cópias, e desde então não param de cair, tendo ficado em 26,5 milhões no ano passado.

Enquanto isso, as vendas de música pela Internet vêm crescendo vertiginosamente nos últimos 12 meses, incentivadas pela popularidade dos sites de downloads musicais legais, como o iTunes, da Apple.

Quatro grandes empresas dominam o setor da música ¿ EMI, Sony BMG, Universal e Warner Music ¿, mas a AIM diz que as gravadoras independentes vendem 500 milhões de libras por ano em discos na Grã-Bretanha.